casamento, família, ensaio de casal, bebês, Fotos de Casamento, Ensaio de Casal, Fotos de Família, Tudo por vocês

Fotos de Casamento :: Ensaio de Casal :: Fotos de Família :: Tudo por vocês

Play:

Tenho a nítida impressão de que não consigo mostrar em minhas fotos tudo que eu vejo. Parte de muita coisa que observo, fica dentro de mim. O que sinto é maior do que o que eu consigo registrar. Sempre.
O melhor de vocês eu trago na minha memória, e não num retrato. 

 

Comecei a passar pro papel as minhas memórias, já que as imagens apenas eram observadas pelo que as pessoas vestiam, mostravam… A verdadeira história ninguém enxergava. Sei que cada um lê de acordo com sua interpretação. Mas me incomodava notarem apenas as coisas fúteis, como objetos, sapatos, roupas, decoração. Quando o mais importante estavam nas pessoas. No que elas sentem.

Planejam.

Desejam.

Realizam.

Assim surgiu o meu blog antigo, o Fotometrando. Lá eu compartilhava tudo que eu sentia por todas as pessoas que fotografava – e ainda fotografo. Um forma de mostrar mais do que um vestido bonito, uma decoração diferente, ou uma festa bacana, como eu via em tantos outros blogs de casamentos. Afinal de contas, os casamentos são todos iguais. Tem um casal, um celebrante, uma cerimônia, convidados, padrinhos, festa grande ou pequena. Certo?

O que torna os casamentos diferentes entre si são as pessoas.

Do que essas pessoas gostam. E onde priorizam investir. Se montam seu casamento sozinhas, ou se contratam alguém pra ajudar.

São as pessoas que importam.  O que elas constroem, reconstroem, criam, recriam, inventam. Um evento comum e existente há séculos pode se tornar em algo fantástico! Tudo depende de QUEM está envolvido.

Envolvidos.

Eu me envolvo com todas as pessoas que fotografo. Não importa onde elas casem, morem, festejem. O que importa pra mim é quem elas são. Como elas chegaram até mim e porquê. Importo-me com suas histórias. Acompanho-as em seus caminhos. Festejo suas conquistas. Entristeço-me com suas perdas. Compartilho cada alegria.

 É por essas pessoas que eu faço o meu trabalho.

Leia também   Pai :: Homenagem :: Fotos de Noivas com seus pais

Essas pessoas são vocês.

São vocês que me motivam todos os dias. São vocês que me fazem querer ser melhor!

É por vocês que fotografo. É por vocês que continuo a fotografar. É por vocês que voltei a escrever. Porque me pedem sempre. Porque passam os dias e sempre recebo um recadinho de alguém que veio reler um post que fiz e se emociona de novo. Pode parecer pouco, ou nada pra muitos que não me conhecem, ou não conhecem essas pessoas. Mas pra mim… ah… pra mim… vocês são tudo!

E por vocês eu montei esse novo cantinho. Tento deixá-lo o mais parecido comigo possível. Mais agradável de ler, com fotos maiores, e melhor pra navegar. Ainda não cheguei lá, mas as palavras transbordam pelos meus dedos há meses, e eu cansei de esperar. São muitas coisas lindas que tenho pra mostrar. Pessoas maravilhosas que tenho conhecido.

Há muito mais do que uma noiva apaixonada por trás de um véu. Há muito mais que um noivo por trás de uma aliança. Há muito mais que um potencial cliente por trás de sorrisos de uma família.

Faz tempo que não leio um conto de fadas, ou acompanho uma novela. Faz tempo que não tenho aquela fome por livros. Porque todos os dias conheço pessoas. Ao atender uma ligação de um número desconhecido, abro uma porta para uma história maravilhosa que terei o privilégio de registrar. Vou ao encontro de alguém que nunca pensei em conhecer, e terminamos o café sorrindo, como velhos amigos, ansiosos por um novo encontro.

Vocês me abrem o coração todos os dias. Me contam seus sonhos, compartilham cada conquista, cada expectativa.

Leia também   As Escolhas de Jéssica - Fotos do making of da noiva e decoração

Assim que entro num quarto de hotel embaçado pela fumaça de um secador de cabelos, não penso que vou fotografar mais uma noiva. Eu vejo a Juliana, a Daiana, a Susana, a Raquel, a Ingrid, a Fernanda… Sei o que ela espera de mim. Sei o que ela espera daquele dia.  Conheço seus medos. Sonho seus sonhos.

Minha paixão não é pela fotografia. Sou apaixonada por vocês. E se a fotografia é o caminho para chegar até vocês, então continuarei a fotografar.

E se esse blog for mais uma forma de chegar até vocês, e eu sei que é, então estou de volta a esse cantinho mágico que me faz lembrar de todos os momentos maravilhosos que passei com tantas pessoas especiais!

Não deixem morrer os blogs. Comentem aqui mesmo. Recheiem esse espaço de sentimentos bons. Redes sociais são ótimas pra gente se encontrar, conversar… mas nada se compara à magia dos blogs. Por isso estou reativando meu diário de fotometrias emocionadas. Por vocês. Tudo por vocês! 🙂

“Well it’s hard to say what it is I see in you
wonder if I’ll always be with you.
Words can’t say, I can’t do,
enough to prove it’s all for you.”

 ***

Andrea Paes

Andréa Paes, fotógrafa de famílias em Vida em Fotos
Sempre fui fotógrafa de seres humanos. Estejam comemorando, nascendo, brincando, casando, ficando mais velhos, ou apenas... sentindo algo que transparece no olhar.

Esse olhar que amo capturar e, dizem, é a verdade. A verdade do que sentem e vivem.

Fotografo porque assim consigo conhecer mais pessoas maravilhosas! Aprendo com elas, compartilho suas conquistas e vibro com suas vitórias.

Quais as coisas mais incríveis que te aconteceu e que você gostaria de relembrar em fotos?
  • gabih

    tâo lindoooooooo não tem como nao babar e chorar junto com as fotos das noivas chorandoReplyCancel

  • kezia oliveira

    Sou super fã do seu trabalho, fico maravilhada com cada foto, cada palavra!
    Desejo a você mais e mais sucesso e amor pelo que faz; só assim para que eu possa continuar a me deliciar com seu trabalho rsrsrsrs.
    Parabéns!ReplyCancel

  • Crhis

    Ahhhh …. Que lindo!!!!

    Tava morrendo de saudades dos seus posts!!!

    O que você faz é realmente inspirador! Adoro seu trabalho!

    Parabéns pelo novo cantino.

    Eu amei!

    Crhis BetlheenReplyCancel

  • Juliana

    Andrea,

    Impossível não ir às lágrimas diante de tanta verdade, de tanta beleza. Suas fotos tem cara, alma, coração e algo mais. Uma pitada deliciosa que poucos conseguem imprimir. Não poderia deixar de ter você comigo e de experimentar a sensação única de poder se ver exatamente da maneira que imaginou, por anos.

    Nossa realização não vem apenas das suas mãos. Seu coração que te guia, que capta com sabedoria momentos eternizantes. Suas mãos são apenas instrumentos de algo muito maior e isso que te faz única. Parabéns pela sensibilidade e doçura dos seus trabalhos. S

    Obrigada por tudo! Pelo suporte, pelo olhar carinhoso, pela piada que descontraia, pelo sorriso que tranquilizava.. por ser vc!

    Está tudo lindo!! Vou continuar babando tudo que vc faz!!

    Muitos beijos.

    Ju e Mau.ReplyCancel

  • Aaaain, morri de saudade desse blog! Amei o novo formato! Vou vir aqui todos os dias me encantar…

    Sucesso SEMPRE fotografa mais XUXU desse mundo!

    Um beijo =)ReplyCancel

    • Tudo por você, tb, Juuuu!
      É todo esse carinho que me fez voltar a escrever.
      Muuuuuuuuuuuuuito obrigada por tudoooo!
      Beijinhos,ReplyCancel

  • Susana

    Ah, Que lindo, Déia!!
    Também adoro seus posts… Ainda mais quando o mesmo é ilustrado com fotos do meu dia!!! adorei me ver aí!!
    Beijão!ReplyCancel

    • Suuuuu!!!
      Que bom te ver por aqui!!
      Ainda virá mais um post pra vc, só pra vc, tá?

      Beijoo!ReplyCancel

  • Priscila Costa

    Que bom que vc voltou…
    Qd vc disse que a gt ia no outro pra ler seus posts,eu fiz isso a alguns dias… e li o post que vc fez sobre o casamento da minha irmã… como sempre me emocionei como me emocionei hj… Naquele dia pensei: “Pena que a Andrea não posta mais aqui…. não terei o relato do meu dia pelos olhos e palavras maravilhosas que só ela tem…”
    Qual não foi minha surpresa em ver o link no face….
    Parabéns!!!! E minhas esperanças voltaram…. posso ter meu post… rs
    PS: senti flata de uma foto nossa neste post… snifffffffff!!!! rsReplyCancel

    • Voltei! Voltei!!!
      Xu, fiquei sem colocar muitas fotos, pq fui seguindo o ritmo do texto, com o catálogo de casamentos aberto. Entraram apenas algumas fotos de ensaio, que já estavam disponíveis na pasta e couberam no texto.
      Pode deixar que haverá um só procê, tá?

      Beijoooooo!ReplyCancel

  • Flávia Vasconcelos

    Querida, como sempre, posts e fotos emocionantes, belas de se ver e sentir. Emoção, felicidade, amor, tudo bem juntinho, sendo expresso de forma brilhante por um olhar encantador. Ter você num momento tão especial e marcante foi o início de uma amizade, que mesmo distante, a gente se sente a vontade pra falar de qualquer coisa. Vontade de ter você por perto mais e mais vezes. Parabéns por esse dom, dom de levar a felicidade a todos que chegam perto de você! Um beijo bem especial!ReplyCancel

    • Escrevo tanto e vc me deixar sem ter o que dizer.
      Então, pensa que to apertando vc muito muito, viu, minha xuxuuuuuuuuu!!!!
      Sou muito grata por conhecer vc!
      Beijo!ReplyCancel

  • Ignêz Helena

    Andrea, que lindo esse seu cantinho! Um espaço para dividir a emoção de todas essas pessoas.
    Você registra momentos tão especiais e nos dá oportunidade de revivê-los através de imagens congeldas nas fotografias e que ganham movimento e vida em nossas memórias.
    Obrigada por ter participado do meu casamento.

    Beijinhos.ReplyCancel

    • Eu que agradeço, xuxuuuuuuuuuuuu!
      Tão feliz de te ver visitando meu bloguinho!!! ˆˆ
      Beijoooo!ReplyCancel

  • Brena

    Deh que coisa linda!!!
    O site está lindo, as fotos como sempre PERFEITAS. as fotos por si só já emocionam, encantam. E as suas palavras… Deh as palavas tocam fundo, vc escreve tão bem quanto fotografa e isso é um dom. Tem gente que por ter uma camera na mão já se auto determina fotógrafo, não sabe que fotografar é ter mais que talento, é ter magia, é ter um olhar diferente, é se entregar e isso, nem preciso dizer que vc manda muito bem!!!!
    Parabéns Deh e bem vinda de volta 😀ReplyCancel

    • Owwwnnnn… Tão bom te ver por aqui, xuxuuuuuuuu!!!!!!
      Saudade de ficar esperando os comentários de vcs, sabe.
      Prometo escrever sempre! Até pq, tem a história de um querubim q ainda não contei, né? 😉
      Beijooooo!ReplyCancel

  • Aline Alencar

    Definitivamente sou apaixonada pelo seu trabalho, pela sua paixão. Espero, um dia, poder ter o meu momento registrado pela sua lente. beijosReplyCancel

    • Oi, Aline!
      Bem vinda ao meu novo cantinho! 🙂 Quando precisar, é só me chamar! Nem precisa ser um evento grande. O cotidiano é lindo pra se registrar.
      Muito obrigada pelo carinho e comentário!
      Com dizem, volte sempre! rsReplyCancel

  • Minha Deh!!! 🙂 Finalmente de volta! 🙂
    Entenda, minha irmã, que o seu diferencial está em se preocupar em registrar um sentimento, não só um momento. Sua maestria está em dar as pessoas aquilo que ela nem sonhava ver registrado, é fazer o amor transbordar aos olhos que quem vê e lê o seu relato de um dia tão importante, mesmo que o casal retratado seja um solene desconhecido.
    Você tem o dom de envolver com imagens e palavras. Dom de aproximar pessoas desconhecidas e fazer com que a gente se emocione com a emoção delas! Sim, por que a beleza das fotos está na emoção que elas demonstram, na lágrima que transborda, no sorriso que não cabe no rosto, na ansiedade que salta aos olhos, no amor que não cabe em um click, em uma palavra, que ultrapassa a tela fria do computador pra aquecer os corações do outro lado da telinha.

    Seja bem vinda de volta! Sorte temos nós de acompanhar tudo isto!

    Te amo!ReplyCancel

    • Aiai… daquelas coisas inexplicáveis. Inenarráveis.
      Olho, abraço, dou beijinhos, aperto…
      Presente mais lindo que o orkut me deu! Minha maninha!
      Amo-te!ReplyCancel

  • Priscila

    Que bom que vc voltou a postar.
    beijocasReplyCancel

    • Priiiiiiiiii!!!
      Que máximo te ver por aqui! E bem no dia do seu niver! Me sinto honrada!
      Priscila e Rodrigo, em breve num post próximo de vc! rs
      Beijoooooo! Feliz niver, xuxu!ReplyCancel

  • Camila

    Suas fotos, suas palavras me fizeram lembrar das palavras de São Tomás de Aquino, que definiu o Belo, como “aquilo que agrada ver” (id quo visum placet). E como é belo esse cantinho, são belas as suas fotos e é ainda mais belo o que transborda de cada uma delas. Convenceu-me! O que emitimos é o que somos. E você é realmente uma pessoa linda, fofa, cheia de talento e simpatia. Parabéns pelo trabalho. Parabéns pela maneira com que lida com ele. Obrigada por já fazer parte das nossas vidas. Um beijO
    *Amei ver a gente aqui. =)ReplyCancel

  • Danielle (Pink)

    O que dizer… VOLTOU, MINHA DEHINHA VOLTOU!!!
    Amei o post… sempre nesse estilo encantador, emocionante…
    Amei a volta! e como vc disse… as fotos são só um detalhe!!! Um belíssimo detalhe por sinal… Parabéns.

    Te amo Deh!!!!

    LIIIIIIIIIIIIIIIINDOOOOOOOOOOOO POST!!!!! (lagriminhas)ReplyCancel

  • Nossa Xuxu, você voltou com TUDO!!!
    Assim você me mata de chorar… que saudades dessas palavras doces. Quanta coisa gostosa de se ler e lindas imagens de se ver. Valeu a pena esperar. Você escreve com maestria.
    Me lembrei de quantos comentários escrevia pra você dizendo: “um dia também estarei nessas fotos”.
    AMEI CADA PALAVRA, cada imagem, cada detalhe, cada gesto, cada expressão.
    Amo seu trabalho. Você é muito especial. Parabéns pelo blog novo e pelo lindo post que me emocionou completamente!
    Um beijãoReplyCancel

  • Luana

    Nossa Xuxu, você voltou com TUDO!!!
    Assim você me mata de chorar… que saudades dessas palavras doces. Quanta coisa gostosa de se ler e lindas imagens de se ver. Valeu a pena esperar. Você escreve com maestria.
    Me lembrei de quantos comentários escrevia pra você dizendo: “um dia também estarei nessas fotos”.
    AMEI CADA PALAVRA, cada imagem, cada detalhe, cada gesto, cada expressão.
    Amo seu trabalho. Você é muito especial. Parabéns pelo blog novo e pelo lindo post que me emocionou completamente!
    Um beijãoReplyCancel

    • Eu já estava escrevendo uma resposta enorme pra vc, mas prefiro deixar isso para o seu post, viu? =D
      É sempre muito bom ter vc comigo todo esse tempo.
      Mesmo assim, tenho de cobrar a nossa ida pra tomar um porre de appletine! heheheh
      Beijoooooo!ReplyCancel

  • Evelyn

    EEEEEEEEEEEEEEEE

    Que bom que voltou!!!

    Depois de 2 anos planejando meu casamento, confesso que estou estou até cansando de blogs de casamento.

    Mas o seu blog não é sobre casamento (ou bebês gostosos). É sobre fotografia (e eu não me canso de ver as suas) e sobre o amor!!

    Obrigada por nos premiar com fotos lindas e textos maravilhosos!!

    Daqui a 45 é nós!!

    BeijosReplyCancel

    • Evelyn, que bom ver vc por aqui! 🙂
      Temos de marcar uma reunião no skype. Essa distância me incomoda e estamos tão perto da sua data…
      Vc nem imagina como me faz feliz a cada curtida e comentários em minhas fotos. É tão gostoso, sabe?
      Abração!ReplyCancel

  • Anônimo

    Voce e demais! Lindas!ReplyCancel

  • Amanda

    Pronto Andrea… vc conseguiu me fazer chorar!!! rrsrsrsr
    É por momentos como esse que eu tenho a certeza que escolhi a melhor pessoa pra registrar esse tão esperado, planejado momento!
    bjs e obrigadaReplyCancel

    • Amandinhaaaa!!!! Temos de nos encontrar mais, heim! Quero saber das novidades!
      Muito obrigada pela visita, e comentário. 🙂
      Beijoooo!ReplyCancel

Voltar ao topo